Como acabar ou, pelo menos, reduzir o barulhos dos vizinhos? Você vai descobrir como como reduzir os ruídos utilizando a Decoração. Essas dicas vão te ajudar a reduzir os ruídos, ou acabar com o barulho dos vizinhos sim!

Morar em apartamentos ou casa mesmo, cada vez mais ocupados e cheios de vizinhos, deixa tudo mais barulhento, não é? Os vizinhos, por mais agradáveis que sejam, fazem ruídos que podem incomodar bastante, principalmente se você tem bebê em casa, ou leve sensibilidade!

Queremos te ajudar trazendo algumas dicas. É possível criar barreiras de som para melhorar o conforto acústico no seu apartamento, ou casa.

Outro benefício de decorar e redução da propagação do som é que o conforto aumenta, acaba com aquele zum-zum-zum tumultuado e as conversas muito altas!

Painéis decorativos, cortinas de tecido, arbustos, móveis de marcenaria, tintas, forro de gesso combinado com outros materiais e pisos são exemplos de como podemos criar essas barreiras.

PAINÉIS DECORATIVOS NAS PAREDES

imagem via pinterest – projeto não autoral

Paineis tipo boiserie, painéis de tv tipo home theater, em madeira, medf, ou gesso acartonado são estruturas simples que funcionam como barreiras contra ecos e ruídos. E ainda deixam o ambiente aconchegante combinando texturas e iluminação.

REVESTIMENTOS NAS PAREDES

Revestir paredes com camadas de revestimentos também auxiliam contra ecos e ruídos. Temos exemplos como o “ecobrick” ou revestimentos 3D, são práticos e de fácil aplicação. A sujeira é bem menor também. Tudo que ressalte da parede funciona bem.

Lembrando de respeitar a estrutura da parede. E do visual da fachada, principalmente se você mora em condomínios! Consulte sempre um profissional.

VEDAÇÃO EM JANELAS, PORTAS E VARANDAS

Além de investir em janelas mais “pesadas”; vidro duplo, equipadas com frisos de borracha, com perfil de alumínio, madeira. Vede com cortinas com tecidos pesados como o algodão, você pode acrescentar várias camadas de tecido. E pode “quebrar” o som ainda mais com jardins e hortas verticais que minimizam os ruídos, quanto mais denso a vegetação, melhor.

DECORAÇÃO COM ARRANJOS DECORATIVOS, QUADROS E  MÓVEIS

Naquela parede que você quer reduzir o som, geralmente as paredes externas, pode acrescentar móveis altos e robustos, compondo com quadros decorativos de tela e moldura, e um arranjo com vegetação bem densa. Um biombo também é uma boa solução.

imagem via pinterest – projeto não autoral

Cabeceiras acolchoadas garantem o conforto acústico e o aconchego de um bom tecido de veludo próximo a sua cama. Temos várias opções na internet, em compensado e tecido com esponjas leves, que dá um efeito mais decorativo, e você pode apostar nas cabeceiras maciças que reduzem mesmo a passagem de um ambiente para o outro, além de abafar o som no quarto. Outros elementos mais baratos que amenizam são as colchas, mantas, edredons…

Estantes com bastantes livros! Claro! Aqui os livros fazem o melhor papel de quebra de ondas e ajudam a reduzir significativamente. Quanto mais “macio” melhor. O vilão aqui são as superfícies duras e lisas, como; espelhos, vidros, superfícies metálicas…

USE FORRO!

De gesso comum, drywall, lã de PET, ou fibra mineral! Dessa forma você estará acrescentando materiais leves e porosos que absorvem bem as ondas sonoras. Lembrando da altura do pé direito no seu ambiente, esses materiais precisam de no mínimo 10cm dentro do seu forro funcional.

revestimento acústico entre forro de gesso acartonado

NO PISO

Utilize um piso “flutuante”! Um piso que pode ser Deck em madeira ou o vinílico, por exemplo, assenta-se este tipo de piso por cima de revestimentos cerâmicos polidos e “duros”, ele ainda pode ser aplicado por encaixe de uma peça na outra. Hoje o mercado oferece vários tipos e texturas, e ele é super fácil e rápido de aplicar. Além de dar aquela cara nova no ambiente, você dá adeus ao toc toc do salto alto e até do afiar das unhas dos pets.

Gostaram das dicas? Comentem aqui para nós sabermos!! Siga-nos nas redes sociais e acompanhe de perto o nosso trabalho! @barearqeng